Pular para o conteúdo

Como planejar sua viagem

, Como planejar sua viagem, Claudia Ruete

Viajar é ótimo para relaxar, para sair da rotina e para se atualizar. No entanto, se você não se organiza, a viagem pode virar um verdadeiro pesadelo, principalmente se você vai para outro país. Por isso, eu trouxe aqui para você algumas dicas de como planejar sua viagem. Veja só:

Documentos

Primeiro, se você vai para outro país, busque saber se esse país necessita de visto para o tempo que você vai permanecer no mesmo. Se precisar de visto, faça com antecedência! Já alguns países não necessitam de visto prévio porque a autorização de entrada é dada na hora do embarque. De qualquer maneira entre no site da embaixada do país para onde você vai e se informe sobre os documentos necessários, como vistos, seguro de viagem e vacinas específicas. Se você vai estudar em Portugal, por exemplo, você precisa do visto de estudante (é necessário a carta de aceite da universidade portuguesa), seguro de viagem, comprovante de estadia, comprovante de renda e etc.

Passagem

Antes de comprar a passagem, eu aconselho a buscar pelas companhias aéreas que você tem mais confiança. Para comparar preço tem alguns sites e aplicativos que mostram preços comparativos por dia, como é o caso do skyscanner. Se você quer fazer um mochilão pela Europa pode ver as passagens em companhias aéreas low cost, como Ryanair, AirEuropa, Vueling, etc. Já se você prefere viajar de trem, eu aconselho a buscar as empresas de cada país para planejar sua viagem, como por exemplo:

  • Trens alemães: Deutsche Bahn
  • Trens franceses: SNCF e Thalys
  • Trens italianos: Trenitalia e Italo
  • Trens espanhóis: Renfe
  • Trens suíços: SBB
  • Trens austríacos: ÖBB
  • Trens tchecos: CD
  • Trens húngaros: MÁV
  • Trens holandeses: NS Hispeed
  • Trens belgas: Belgian Rail e Thalys
  • Trens ingleses: TheTrainLine e Eurostar
  • Trens portugueses: CP

Hospedagem

Quanto a hospedagem, você tem muitas opções: hostel, hostal (na Espanha é algo mais familiar, como uma pensão), hotel, aluguel por temporada, couchsurfing e etc. Antes de fazer sua reserva é muito importante olhar a localização e avaliação de outras pessoas sobre o local escolhido. Então, leia opiniões, olhe no google maps para ver o que há perto (restaurantes, transporte, pontos turísticos, qual é o bairro e etc) e leia bem as regras da reserva. Depois de escolher o lugar, imprima o comprovante de reserva e guarde porque você pode precisar!

Roteiro

Montar o roteiro de viagem talvez seja a coisa mais complicada, especialmente se você vai viajar em família, não é mesmo? Cada um quer fazer uma coisa e é difícil chegar a um acordo. Então eu aconselho a buscar todos os pontos turísticos da cidade e ver no mapa a proximidade de cada coisa que você deseja conhecer para planejar sua viagem. Busque também em blogs, normalmente tem muitas dicas de lugares legais para conhecer e você pode se surpreender.

Mala

Antes de tudo você precisa saber qual o tamanho e peso da mala que a passagem de avião ou trem que você comprou permite. Depois veja a previsão do tempo! Você vai para um lugar de frio ou calor? Vai estar chovendo na época da sua viagem? Depois pense em quantos dias você vai viajar e monte seus looks pensando nos dias de viagem. Mas cuidado para não colocar tudo que vem na sua cabeça! Não leve mais do que você possa carregar!

Cuidado com as restrições das companhias aéreas! De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os passageiros de voos nacionais não podem embarcar com armas, objetos pontiagudos ou cortantes, e líquidos inflamáveis (cuidado com o desodorante aerossol). Tem xampu de mais de 100 ml? Tem que ir na bagagem que vai ser despachada!

Outra dica é levar sempre um adaptador universal de tomadas porque em alguns países você pode ter um problema ao tentar carregar seu celular. Então #ficadica! Por último vamos às outras coisas que não podem faltar na bolsa de mão: documentos, carregadores dos aparelhos eletrônicos, comprovante de reserva dos hotéis, comprovante das passagens e roteiros (caso fique sem internet).

Planejar sua viagem é muito importante para que você não se surpreenda com imprevistos. Então se planeje! Depois de tudo organizado é só esperar o dia da viagem e aproveitar!

 

Gostou? Para acompanhar mais de perto as tendências e dicas de life style e cultura me segue também no Instagram. Assim você fica por dentro das novidades. E é como eu sempre falo, não se esqueça que a sua imagem pessoal deve refletir a sua personalidade sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Claudia Ruete