Pular para o conteúdo

Por que os médicos usam roupas verdes ou azuis para fazer cirurgia? Eu te explico!

, Por que os médicos usam roupas verdes ou azuis para fazer cirurgia? Eu te explico!, Claudia Ruete

Estamos acostumados a pensar que o médico usa roupa branca, mas você já parou para se perguntar o motivo de usar roupa azul ou verde para fazer cirurgia? Por que não pode ser a roupa branca? Eu te explico!

A roupa branca é uma tradição que se tornou uma regra a partir do século XIX porque muitas doenças são ocasionadas pela falta de assepsia, ou seja, pela falta de procedimentos que visam impedir a introdução de germes patogênicos. Então, por esse motivo usar roupas brancas e limpas. Mas e as roupas azuis e verdes?

Para começar a explicar, queria te falar um pouco sobre a “roda das cores”. Essa ferramenta mostra como as cores se relacionam entre si. Se analisarmos as cores verde e azul através desta ferramenta, elas são cores opostas ao vermelho, cor do nosso sangue. Observe:

, Por que os médicos usam roupas verdes ou azuis para fazer cirurgia? Eu te explico!, Claudia Ruete

Você vai entender melhor com esse teste:

Olhe fixamente para esse coração abaixo durante 15 segundos e depois olhe para uma superfície branca.

, Por que os médicos usam roupas verdes ou azuis para fazer cirurgia? Eu te explico!, Claudia Ruete

Você viu que apareceu o coração meio esverdeado? Então, isso tem um nome: “fantasma de cores complementares”, que é uma ilusão de ótica produzida por cores opostas.

Agora imagina que um médico cirurgião, que fica horas lidando com o sangue, olhe ao redor e veja todos de branco. Isso iria atrapalhar a cirurgia porque ele ia ver vários “fantasmas”, certo? Ele poderia perder a concentração e até cometer erros médicos devido às ilusões de ótica. Por isso usar roupas azuis ou verdes no centro cirúrgico: a intenção era que esses “fantasmas” se fundissem com a cor do tecido e fossem neutralizados. Parece que deu certo, não é mesmo?

Outra explicação é que, segundo especialistas, o nosso cérebro interpreta as cores sempre relacionando uma a outra. Então, olhar por muito tempo para uma cor apenas – nesse caso, o vermelho -, o nosso cérebro perde um pouco a sensibilidade, deixando as nuances entre os tons dessa cor um pouco “desbotadas”. As cores frias, como é o caso do verde e azul, atualizam o cérebro, deixando-o mais sensível ao vermelho e ajudando na concentração. Interessante, não é?

Gostou? Para acompanhar mais de perto as tendências e dicas de life style e cultura me segue também no Instagram. Assim você fica por dentro das novidades. E é como eu sempre falo, não se esqueça que a sua imagem pessoal deve refletir a sua personalidade sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Claudia Ruete